Esse
homem sempre vai ficar de sombra: nenhuma memória será bastante
para lhe salvar do escuro. Em verdade, seu astro não era o Sol. Nem
seu país não era a vida. Talvez, por razão disso, ele habitasse
com cautela de um estranho. O vendedor de pássaros não tinha sequer
o abrigo de um nome. Chamavam-lhe o passarinheiro.
Todas
manhãs ele passava nos bairros dos brancos carregando suas enormes
gaiolas. Ele mesmo fabricava aquelas jaulas, de tão leve material
que nem pareciam servir de prisão. Parecia eram gaiolas aladas,
voláteis. Dentro delas, os pássaros esvoavam suas cores repentinas.
À volta do vendedeiro, era uma nuvem de pios, tantos que faziam
mexer as janelas:
—
Mãe, olha o homem dos passarinheiros!
E
os meninos inundavam as ruas. As alegrias se intercambiavam: a
gritaria das aves e o chilreio das crianças. O homem puxava de uma
muska e harmonicava sonâmbulas melodias. O mundo inteiro se
fabulava.
Por
trás das cortinas, os colonos reprovavam aqueles abusos. Ensinavam
suspeitas aos seus pequenos filhos — aquele preto quem era? Alguém
conhecia recomendações dele? Quem autorizara aqueles pés descalços
a sujarem o bairro? Não, não e não. O negro que voltasse ao seu
devido lugar. Contudo, os pássaros tão encantantes que são —
insistiam os meninos. Os pais se agravavam: estava dito.
Mas
aquela ordem pouco seria desempenhada. Mais que todos, um menino
desobedecia, dedicando-se ao misterioso passarinheiro. Era Tiago,
criança sonhadeira, sem outra habilidade senão perseguir fantasias.
Despertava cedo, colava-se aos vidros, aguardando a chegada do
vendedor. O homem despontava, e Tiago descia a escada, trinta degraus
em cinco saltos. Descalço, atravessava o bairro, desaparecendo junto
com a mancha da passarada. O sol findava e o menino sem regressar. Em
casa de Tiago se poliam as lástimas:
—
Descalço, como eles.
O
pai ambicionava o castigo. Só a brandura materna aliviava a chegada
do miúdo, em plena noite. O pai reclamava nem que fosse esboço de
explicação:
—
Foste a casa dele? Mas esse vagabundo tem
casa?
A
residência dele era um embondeiro, o vago buraco do tronco. Tiago
contava: aquela era uma árvore muito sagrada, Deus a plantara de
cabeça para baixo.
—
Vejam só o que o preto anda a meter na
cabeça desta criança.
O
pai se dirigia à esposa, encomendando-lhe as culpas. O menino
prosseguia: é verdade, mãe. Aquela árvore é capaz de grandes
tristezas. Os mais velhos dizem que o embondeiro, em desespero, se
suicida por via das chamas. Sem ninguém pôr fogo. É verdade, mãe.
—
Disparate
— suavizava a senhora.
E
retirava o filho do alcance paterno. O homem então se decidia a
sair, juntar as suas raivas com os demais colonos. No clube, eles
todos se aclamavam: era preciso acabar com as visitas do
passarinheiro. Que a medida não podia ser de morte matada, nem coisa
que ofendesse a vista das senhoras e seus filhos. O remédio, enfim,
se haveria de pensar.
No
dia seguinte, o vendedor repetiu a sua alegre invasão. Afinal, os
colonos ainda que hesitaram: aquele negro trazia aves de belezas
jamais vistas. Ninguém podia resistir às suas cores, seus
chilreios. Nem aquilo parecia coisa deste verídico mundo. O vendedor
se anonimava, em humilde desaparecimento de si:
—
Esses são pássaros muito excelentes,
desses com as asas todas de fora.
Os
portugueses se interrogavam: onde desencantava ele tão maravilhosas
criaturas? Onde, se eles tinham já desbravado os mais extensos
matos?
O
vendedor se segredava, respondendo um riso. Os senhores receavam as
suas próprias suspeições — teria aquele negro direito a
ingressar num mundo onde eles careciam de acesso? Mas logo se
aprontavam a diminuir-lhe os méritos: o tipo dormia nas árvores, em
plena passarada. Eles se igualam aos bichos silvestres, se concluíam.
Fosse
por desdenho dos grandes ou por glória dos pequenos, a verdade é
que, aos pouco-poucos, o passarinheiro foi virando assunto no bairro
do cimento. Sua presença foi enchendo durações, insuspeitos
vazios. Conforme dele se comprava, as casas mais se repletavam de
doces cantos. Aquela música se estranhava nos moradores, mostrando
que aquele bairro não pertencia àquela terra. Afinal, os pássaros
desautenticavam os residentes, estrangeirando-lhes? Ou culpado seria
aquele negro, sacana, que se arrogava a existir, ignorante dos seus
deveres de raça? O comerciante devia saber que seus passos descalços
não cabiam naquelas ruas. Os brancos se inquietavam com aquela
desobediência, acusando o tempo. Sentiam ciúmes do passado, a
arrumação das criaturas pela sua aparência. O vendedor, assim
sobremisso, adiantava o mundo de outras compreensões. Até os
meninos, por graça de sua sedução, se esqueciam do comportamento.
Eles se tornavam mais filhos da rua que da casa. O passarinheiro se
adentrara mesmo nos devaneios deles:
—
Faz conta eu sou vosso tio.
As
crianças emigravam de sua condição, desdobrando-se em outras
felizes existências. E todos se familiavam, parentes aparentes.
—
Tio? Já se viu chamar de tio a um preto?
Os
pais lhes queriam fechar o sonho, sua pequena e infinita alma. Surgiu
o mando: a rua vos está proibida, vocês não saem mais. Correram-se
as cortinas, as casas fecharam suas pálpebras.
Parecia
a ordem já governava. Foi quando surgiram as ocorrências. Portas e
janelas se abriam sozinhas, móveis apareciam revirados, gavetas
trocadas.
Em
casa dos Silvas:
—
Quem abriu este armário?
Ninguém,
ninguém não tinha sido. O Silva maior se indignava: todos, na casa,
sabiam que naquele móvel se guardavam as armas. Sem vestígios de
força quem podia ser o arrombista? Dúvida do indignatário.
Em
casa dos Peixotos:
—
Quem espalhou alpista na gaveta dos
documentos?
O
qual, ninguém, nenhum, nada. O Peixoto máximo advertia: vocês
muito bem sabem que tipo de documentos tenho aí guardados. Invocava
suas secretas funções, seus sigilosos assuntos. O alpisteiro que se
denunciasse. Merda da passarada, resmungava.
No
lar do presidente do município:
—
Quem abriu a porta dos pássaros?
Ninguém
abrira. O governante, em desgoverno de si: ele tinha surpreendido uma
ave dentro do armário. Os sérios requerimentos municipais cheios de
caganitas.
—
Vejam este: cagado mesmo na estampilha
oficial.
No
somado das ocorrências, um geral alvoroço se instalou no bairro. Os
colonos se reuniram para labutar em decisão. Se juntaram em casa do
pai de Tiago. O menino iludiu a cama, ficou na porta escutando as
graves ameaças. Nem esperou escutar a sentença. Lançou-se pelo
mato, rumo ao embondeiro. O velho lá estava ajeitando-se no calor de
uma fogueira.
—
Eles vêm aí, vêm-te buscar.
Tiago
ofegava. O vendedor não se desordenou: que já sabia, estava à
espera. O menino se esforçava, nunca aquele homem lhe tivera tanto
valor.
—
Foge, ainda dá tempo.
Mas
o vendedor se confortava, em sonolentidão. Sereno, entrou no tronco
e ali se ademorou. Quando saiu já vinha gravatado, de fato
mezungueiro. De novo, se sentou, limpando as areias por baixo.
Depois, ficou varandeando, retocando o horizonte.
—
Vai, menino. É noite.
Tiago
deixou-se. Espreitava o passarinheiro, aguardando o seu gesto. Ao
menos, o velho fosse como o rio: parado mas movente. Enquanto não. O
vendedeiro se guardava mais em lenda que em realidade.
— E
porquê vestiste o fato?
Explicou:
ele é que era natural, rebento daquela terra. Devia de saber receber
os visitantes. Lhe competia o respeito, deveres de anfitrião.
—
Agora, você vai, volta na sua casa.
Tiago
levantou-se, difícil de partir. Olhou a enorme árvore, conforme lhe
pedisse proteção.
—
Está a ver a flor?
— perguntou o velho.
E
lembrou a lenda. Aquela flor era moradia dos espíritos. Quem que
fizesse mal ao embondeiro seria perseguido até ao fim da vida.
Barulhosos,
os colonos foram chegando. Cercaram o lugar. O miúdo fugiu,
escondeu-se, ficou à espreita. Ele viu o passarinheiro levantar-se,
saudando os visitantes. Logo procederam pancadas, chambocos,
pontapés. O velho parecia nem sofrer, vegetável, não fora o
sangue. Amarram-lhe os pulsos, empurraram-lhe no caminho escuro. Os
colonos foram atrás deixando o menino sozinho com a noite. A criança
se hesitava, passo atrás, passo adiante. Então, foi então: as
flores do embondeiro tombaram, pareciam astros de feltro. No chão,
suas brancas pétalas, uma a uma, se avermelharam.
O
menino, de pronto, se decidiu. Lançou-se nos matos, no encalço da
comitiva. Ele seguia as vozes, se entendendo que levavam o
passarinheiro para o calabouço. Quando se ensombrou por trás do
muro, no próximo da prisão, Tiago sufocava. Valia a pena rezar? Se,
em volta, o mundo se despojara das belezas. E, no céu, tal igual o
embondeiro, já nenhuma estrela envaidecia.
A
voz do passarinheiro lhe chegava, vinda de além-grades. Agora, podia
ver o rosto de seu amigo, o quanto sangue lhe cobria. Interroguem o
gajo, espremam-no bem. Era ordem dos colonos, antes de se retirarem.
O guarda continenciou-se, obediente. Mas nem ele sabia que segredos
devia arrancar do velho. Que raivas se comprovavam contra o vendedor
ambulante? Agora, sozinho, o retrato do detido lhe parecia isento de
suspeita.
—
Peço licença de tocar. É uma música
da sua terra, patrão.
O
passarinheiro ajeitou a harmônica, tentou soprar. Mas recuou da
intenção com um esgar.
—
Me bateram muito-muito na boca. É muita
pena, senão havia de tocar.
O
polícia lhe desconfiou. A gaita-de-beiços foi lançada pela janela,
caindo junto do esconderijo de Tiago. Ele apanhou o instrumento,
juntou seus bocados. Aqueles pedaços lhe semelhavam sua alma,
carecida de mão que lhe fizesse inteira. O menino se enroscou,
aquecido em sua própria redondura. Enquanto embarcava no sono levou
a muska à boca e tocou como se fizesse o seu embalo. Dentro, quem
sabe, o passarinheiro escutasse aquele conforto?
Acordou
num chilreino. Os pássaros! Mais de infinitos, cobriam toda a
esquadra. Nem o mundo, em seu universal tamanho, era suficiente
poleiro. Tiago se acercou da cela, vigiou o calabouço. As portas
estavam abertas, a prisão deserta. O vendedor não deixara rasto, o
lugar restava amnésico. Gritou pelo velho, responderam os pássaros.
Decidiu
voltar à árvore. Outro paradeiro para ele já não existia. Nem rua
nem casa: só o ventre do embondeiro. Enquanto caminhava, as aves lhe
seguiam, em cortejo de piação, por cima do céu. Chegou à
residência do passarinheiro, olhou o chão coberto de pétalas. Já
vermelhas não estavam, regressadas ao branco originário. Entrou no
tronco, guardou-se na distância de um tempo. Valia a pena esperar
pelo velho? No certo, ele se esfumara, fugido dos brancos. No
enquanto, ele voltou a soprar na muska. Foi-se embalando no ritmo,
deixando de escutar o mundo lá fora. Se guardasse a devida atenção,
ele teria notado a chegada das muitas vozes.
— O
sacana do preto está dentro da árvore.
Os
passos da vingança cercavam o embondeiro, pisando as flores.
— É
o gajo mais a gaita. Toca, cabrão, que já danças!
As
tochas se chegaram ao tronco, o fogo namorou as velhas cascas.
Dentro, o menino desatara um sonho: seus cabelos se figuravam
pequenitas folhas, pernas e braços se madeiravam. Os dedos,
lenhosos, minhocavam a terra. O menino transitava de reino:
arvorejado, em estado de consentida impossibilidade. E do sonâmbulo
embondeiro subiam as mãos do passarinheiro. Tocavam as flores, as
corolas se envolucravam: nasciam espantosos pássaros e soltavam-se,
petalados, sobre a crista das chamas. As chamas? De onde chegavam
elas, excedendo a lonjura do sonho? Foi quando Tiago sentiu a ferida
das labaredas, a sedução da cinza. Então, o menino, aprendiz da
seiva, se emigrou inteiro para suas recentes raízes.
Mia
Couto, in Cada homem é uma raça
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