“O
escritor William Faulkner tinha boas lembranças de seu emprego num bordel.
“Para um artista, é o melhor lugar”, declarou, “Têm-se liberdade econômica, um
teto em cima e quase nada para fazer, salvo cuidar de umas escriturações
simples e ir mensalmente pagar à polícia local. O lugar é quieto durante as
manhãs, o melhor momento do dia para a literatura. E há bastante vida social à
noite, o que afasta o tédio.
Hilda
Hilst mudou-se para um sítio isolado, onde escrevia durante o dia, e aguardava
a visita de discos voadores ao anoitecer. Para Ernest Hemingway, os melhores
lugares eram os hotéis. “Basta uma cama, uma boa mesa e um quarto limpo.”
Françoise Sagan exigia apenas que o lugar fosse bastante iluminado. Caio
Fernando Abreu não escrevia sem uma rosa amarela e uma foto de Virginia Woolf à
sua frente. Balzac escreveu a sua Comédia Humana trancado secretamente em um
quarto minúsculo, fugindo de credores. Nelson Rodrigues criava seus personagens
em meio ao burburinho frenético das redações de jornal. Anton Tchekhov
elaborava a maior parte de seus contos entre consultas médicas e diagnósticos.
Clarice Lispector escrevia com a sua Olivetti no colo, entre os filhos e os
afazeres domésticos. Gustave Flaubert fazia dos corpos de suas amantes sólidos
apoios para a pena e os papéis.
Dorothy
Parker levava seis meses para escrever um conto. Primeiro imaginava-o do início
ao fim, só depois se sentava para escrever frase a frase. Ela nunca tinha o
primeiro esboço porque não conseguia escrever cinco palavras sem modificar
sete, como dizia. Dorothy Canfield Fisher comparava a redação de um primeiro
rascunho a uma descida de esqui por uma encosta íngreme, que ela não tinha a certeza
de ser bastante hábil para realizar: “Eu escrevia tão depressa quanto o meu
lápis permitia, indicando palavras inteiras com os meus rabiscos”. Frank
O’Connor preferia escrever o que lhe viesse à cabeça, ou ao papel, sem
julgamentos. Acreditava que no emaranhado de ideias apareceria o contorno
principal da sua história. William Styron confessava ter uma necessidade
neurótica de melhorar cada parágrafo, até mesmo cada frase, à medida que
escrevia, o que tornava o ato de reescrever interminável. Françoise Sagan
levava no máximo três dias revisando cada novela. A maior parte do tempo era
dedicada a eliminar vícios literários: “Adjetivos, advérbios e toda palavra que
lá estivesse apenas para produzir efeito”. Georges Simenon era da mesma
opinião. “Corto tudo que for muito literário”, declarou uma vez em uma
entrevista, “Se me deparo com uma bela frase, por exemplo, elimino-a”. A beleza
para ele era na maioria das vezes apenas decorativa. Julio Cortázar achava por
bem desconfiar sempre dos seus textos, se não “corremos o risco de nos
tornarmos cegos como aquelas mães que julgam os seus filhos os mais belos e
inteligentes de todos, e assim esperam que o mundo inteiro faça”. Clarice
Lispector não relia os seus livros depois de entregá-los à editora. “Tenho
náuseas”, dizia.
William
Faulkner não era contra a técnica, mas achava que ela muitas vezes assumia em
demasiado o comando da imaginação artística, antes que o próprio escritor
pudesse deitar-lhe a mão. “O trabalho assim não é mais do que uma questão de
ajustar os tijolos uns sobre os outros. Já que o escritor provavelmente sabe
cada palavra que virá até o fim antes de escrever a primeira.” Difícil tarefa
de manter a vivacidade dentro de uma forma, ele considerava. “O objetivo de
todo artista é deter o movimento, que é a vida, por meios artificiais, e
conservá-lo fixo, de modo que, cem anos depois quando um estranho o fitar, ele
se mova novamente.” Henry Miller descobriu com o tempo que a sua melhor técnica
era não ter técnica nenhuma. “Jamais achei que deveria aderir a qualquer
maneira de tratar um tema. Permaneço aberto e flexível, pronto para seguir a
direção dos ventos ou das correntes de pensamento.” Truman Capote buscava
manter um domínio estilístico e emocional sobre o que escrevia. Para ele, uma
história poderia ser arruinada por causa de um ritmo equivocado de uma frase ―
principalmente se for na parte final, ou por um erro na divisão dos parágrafos
ou de pontuação. “A arte de escrever possui leis de perspectiva, luz e sombra,
assim como a pintura e a música. Se a gente nasce conhecendo-as, ótimo. Se não,
devemos aprendê-las e depois readaptá-las para que se ajustem a nós.” Katherine
Anne Porter buscava como escritora uma visão singular para os acontecimentos.
“É aí que começa o trabalho, com as consequências dos atos, não com os atos em
si mesmos. É nas reverberações, nas implicações que o artista trabalha.”
Henry Miller um dia cortou o cordão
umbilical com a literatura. “Abandonei as influências e resolvi escrever
partindo de minha experiência, daquilo que eu sabia e sentia. E isso foi a
minha salvação.” Deixou de ser um literato para ser um escritor, como ele
disse. “Abandonei as ideias e os conceitos em prol da vitalidade.” Em busca da
pulsação vital da palavra escrita, muitos escritores equivocadamente olham mais
para fora ― para aquilo que chamam de realidade ― do que para dentro ― para
aquilo que chamam de sonho ou imaginação, lamentou Paul Valéry. “Lançar mão da
realidade é uma espécie de embuste”, considerava Françoise Sagan, “A arte deve
colher a realidade de surpresa”. Para a escritora, a arte não deveria inculcar
o real como sendo uma preocupação. “Nada é mais irreal que certos romances
chamados realistas ― e que não passam de pesadelos. É possível conseguir ― se
num romance certa verdade sensorial ― o verdadeiro sentimento de um personagem
― eis tudo. A ilusão da arte por certo é fazer com que se acredite que a grande
literatura é muito ligada à vida, mas exatamente o oposto é que é verdadeiro. A
vida é amorfa; a literatura, formal.” Ernest Hemingway considerava a busca da
vitalidade, e não da realidade, a sua saga literária. “De todas as coisas que
se sabe e das que não se sabe, a gente faz algo através de nossa invenção, que
não é uma representação, mas é algo inteiramente novo e mais verdadeiro do que
qualquer coisa verdadeira e viva. A gente lhe dá vida. Pelo tempo que dura uma
leitura, e pelo tempo que a leitura ressoar em alguém, lhe dá imortalidade. Eis
aí por que se escreve.”
Por
Cláudia Lage, No jornal Rascunho, na
edição de março de 2009 (a partir do substantivoplural.com.br).
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