segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fidelidade ao eleitor

Caro leitor, estamos às vésperas de mais uma campanha eleitoral, e escrevo como forma de mostrar que, muitos de nós, não acordamos para esse compromisso tão sério e importante que nos faz exercer o direito de cidadania, que é o voto. Falo em acordar no sentido de parar para observar quantos compromissos foram prestados, quantas promessas foram invocadas; e aí pergunto: será que você, eleitor, está cobrando desses políticos? Será que você não se sente ludibriado com tamanho descaso e falta de compromisso para com a sociedade? Será que ficarmos sentados, vendo nossos representantes fazerem de nós o que querem, não causa sensação de desconforto? Vejamos aonde eu quero chegar...
Lembra-se daquele vereador que pediu o meu, o seu voto para nos representar na Câmara Municipal? Será que ele cumpriu o que prometeu? Até onde foi o compromisso dele com a sociedade? Será que ele continua lá, firme e forte, lutando pela sociedade ou está exercendo uma atividade paralela, que ocupa tanto seu tempo, que comparecer à Câmara apenas para cumprir tabela? E ainda, aquele deputado e senador que pediu nosso voto para representar-nos na Alta Câmara, em Brasília, será que ele abandona o compromisso de nos representar até o final do mandato para concorrer a novas eleições na expectativa de mais e mais poder? Acredito, leitor, que quando votamos esperamos que o candidato nos represente até o fim do mandato (quatro anos), mas isso não acontece e eles abandonam seus cargos e se aventuram a nova campanha política. Já é uma rotina.
Políticos dessa natureza não têm compromisso com o seu povo, quebram esse compromisso que assumiu, e ainda por cima o desrespeito com essa atitude.
É preciso que a sociedade combata esse tipo de ação, cobrando mais coerência e fidelidade ao eleitor. Vamos espera-los nessa nova eleição que se avizinha, e quando pedirem nosso voto novamente, lembrar que já votamos nele para o mandato que exerce hoje e que o mesmo não deu nenhum valor ao voto recebido, pois já quer se aventurar a um novo mandato, sem ter ao menos concluído o atual.
Será que nunca se passa pela cabeça deles que nós depositamos a esperança de dias melhores em suas mãos? Será que a ânsia pelo poder é tão grande que eles esquecem o verdadeiro papel do político? Acredito que o que está faltando é vontade política de legislar em favor do povo. Está mais na hora deles abandonarem os interesses pessoais e colocarem em meta o interesse público.
Portanto, eleitor e também leitor, vamos questionar, pensar, cobrar, vamos fazer mais a nossa parte: saibam que nós passamos uma procuração em branco aos políticos e lembrem-se de que os nossos representantes têm a nossa cara, pois a Constituição é clara: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos”. Somos nós quem os colocamos.
Vamos sempre ter em mente os discursos dos políticos. Lembrem-se que eles pedem fidelidade ao candidato e ao seu partido, e por que eles não têm fidelidade a nós eleitores? Façamos essa cobrança, leitor: agindo assim, estaremos contribuindo para um sistema mais justo e estaremos usando o nosso direito.
Aldecir Souza de Medeiros, funcionário dos Correios de Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário