Já imaginou uma montanha russa feita para ser utilizada a pé? Os alemães Heike Mutter e Ulrich Genth não somente pensaram nisso, como executaram a escultura na Alemanha. A ideia é realmente paradoxal. Montanhas russas estão intimamente ligadas às altas velocidades, enquanto o andar a pé está ligado às velocidades mais baixas. Foi desse contraste que surgiu seu nome: Tiger and Turtle, ou seja, tigre e tartaruga.
O local escolhido para a implantação foi o pico mais alto do parque Heinrich-Hildebrand-Höhe, na cidade de Duisburg. Um ponto realmente estratégico, já que de longe é possível visualizar as curvas como uma assinatura apoiada sobre o monte, trazendo imediatamente à mente a idéia de dinâmica e velocidade.
Entretanto, ao aproximarmo-nos da Tiger and Turtle, é surpreendente a descoberta de que ela é toda feita de escadas. As curvas são caminhos cheios de escadarias feitas para serem percorridos a pé. O visitante vai subindo, até ser guiado ao ponto mais alto, a 45 metros de altura, de onde pode desfrutar de uma maravilhosa vista da região do Ruhr.
A montanha russa é uma das várias instalações site-specific criadas por Heike e Ulrich. Ou seja, a escultura foi concebida apresentando uma profunda relação com aquele lugar. A Tiger and Turtle traduz uma posição crítica em relação à velocidade com a qual as mudanças vêm sendo implantadas na região da cidade de Duisbug, que fica a apenas 30 minutos de Düsseldorf. E nos leva a estender essa postura crítica para a dialética das altas e baixas velocidades dos acontecimentos cotidianos.
Com uma base de 44 por 37 metros, é a maior escultura da Alemanha, além de ser uma obra prima da engenharia. Seus contornos oferecem uma forma diferente a cada ponto de vista, não aceitando, como obra de arte, uma interpretação definida.
A pergunta que se faz após observar as imagens da Tiger and Turtle é: como acessar o loop a pé? Será necessária uma visita para averiguar a questão (esta montanha russa foi aberta ao público no dia 13 de novembro de 2011).
Izabela Americano, in www.obviuosmag.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário