Quer
ensinar um jovem a odiar literatura? Dê-lhe, como dever, fazer
fichamentos de obras clássicas. A tarefa de fichar o livro desvia o
aluno do único objetivo da leitura que é o prazer. Eu estava em
processo de mudança. Numa sala, uma montanha de livros. Um dos
carregadores olhou assombrado para os livros. Era certo que nunca
havia visto tantos. E comentou: “Como deve ser difícil decorar
todos esses livros...”. Aquele carregador dizia em linguagem direta
o que está dito na tarefa de fichar: ler é uma tarefa penosa. Em
vez do fichamento, peça que o aluno fale sobre as ideias dele,
aluno, que aquele livro o fez pensar. Para que fazer um resumo do
livro se o livro inteiro já está escrito? Pavlov, cientista russo,
mostrou que é possível fazer um cão salivar pelo simples toque de
uma campainha. Sua lição se aplica à pedagogia. Os fichamentos,
repetidos várias vezes, criam no aluno o reflexo condicionado de
repulsão pelo livro.
Rubem
Alves, in Ostra
feliz não faz pérola
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