Não, as pessoas
não se modificam tanto. Se à medida que envelhecemos, verificamos o
quanto são diversas entre si, quanto mais aprofundamos nosso
conhecimento, mais decepcionados ficamos. É que as qualidades, os
traços que admirávamos antes, se são vincados posteriormente, não
delineiam mais uma personalidade forte, e sim uma caricatura.
(Exemplo clássico: o Barão de Charlus. Feito o retrato desde o
início, Proust vincou de tal modo o seu esboço, que ele se tornou
um tipo hors série, um puro monstro caricaturado. Com feroz
alegria, é certo, com esse brilho e essa feérica decisão com que
Beethoven atinge finalmente o apogeu de um motivo insistentemente
manuseado ao longo de um dos seus grandes quartetos, mas de qualquer
modo endeusado pelo grotesco e retalhado pelo excesso de suas linhas
até a majestosa aparição do último volume…). Os retratos em tom
natural são raros; o tempo é uma espécie de lente de aproximação
que engrossa os detalhes e deforma a nitidez das linhas. Vivemos num
mundo de imagens deterioradas, o que não resta dúvida, é mais do
que uma simples verdade.
Lúcio
Cardoso, in Diários
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