Suponho
finalmente que os ladrões de que falo não são aqueles miseráveis, a quem a
pobreza e vileza de sua fortuna condenou a este gênero de vida, porque a mesma
sua miséria, ou escusa, ou alivia o seu pecado, como diz Salomão: Non grandis
est culpa, cum quis furatus fuerit: furatur enim ut esurientem impleat animam. O
ladrão que furta para comer, não vai, nem leva ao inferno; os que não só vão,
mas levam, de que eu trato, são outros ladrões, de maior calibre e de mais alta
esfera, os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento, distingue muito
bem S. Basílio Magno: Non est intelligendum fures esse solum bursarum
incisores, vel latrocinantes in balneis; sed et qui duces legionum statuti, vel
qui commisso sibi regimine civitatum, aut gentium, hoc quidem furtim tollunt,
hoc vero vi et publice exigunt: Não são só ladrões, diz o santo, os que cortam
bolsas ou espreitam os que se vão banhar, para lhes colher a roupa: os ladrões
que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis
encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a
administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e
despojam os povos. — Os outros ladrões roubam um homem: estes roubam cidades e
reinos; os outros furtam debaixo do seu risco: estes sem temor, nem perigo; os
outros, se furtam, são enforcados: estes furtam e enforcam.
Diógenes, que tudo
via com mais aguda vista que os outros homens, viu que uma grande tropa de
varas e ministros de justiça levavam a enforcar uns ladrões, e começou a
bradar: — Lá vão os ladrões grandes a enforcar os pequenos. — Ditosa Grécia,
que tinha tal pregador! E mais ditosas as outras nações, se nelas não padecera
a justiça as mesmas afrontas! Quantas vezes se viu Roma ir a enforcar um
ladrão, por ter furtado um carneiro, e no mesmo dia ser levado em triunfo um
cônsul, ou ditador, por ter roubado uma província. E quantos ladrões teriam
enforcado estes mesmos ladrões triunfantes? De um, chamado Seronato, disse com
discreta contraposição Sidônio Apolinar: Nou cessat simul furta, vel punire,
vel facere: Seronato está sempre ocupado em duas coisas: em castigar furtos, e
em os fazer. — Isto não era zelo de justiça, senão inveja. Queria tirar os
ladrões do mundo, para roubar ele só.
Padre
Antônio Vieira. Trecho de Sermão do bom ladrão
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