Vi no Cairo o mais solene espetáculo
do mundo. Quem, na França, já viu iluminado à noite um castelo do
Loire ou o de Versalhes, num desses espetáculos Son et Lumière em
que as luzes vão cambiando suavemente suas cores enquanto a música
se alteia e uma voz se eleva para evocar, solene e poética, a
passagem dos séculos sobre aqueles monumentos de pedra — viu
apenas o prelúdio do que se faz no Cairo. Nunca houve uma cena de
teatro mais ampla no mundo. Versalhes tem uma fachada de 550 metros;
ali, entre o Nilo e o deserto, ao ocidente do Cairo, a cena é de
dois quilômetros de extensão por mais de um de profundidade, e até
146 metros de altura. Abrange as três pirâmides de Gizé:
Quéops, Kéfren e Mikerinos — as pirâmides menores das rainhas e
ministros, os templos de pedra, e a Esfinge.
E a história que ouvimos é bem mais
antiga que a dos castelos franceses: aqui a História tem 5.000 anos.
Sob o céu puro do deserto — um
pouco à esquerda, Vênus e a lua minguante descem para o horizonte —
uma estranha luz de alvorada banha a face da Esfinge, e ouvimos a sua
voz: "A cada nova aurora eu vejo erguer-se o Sol na outra margem
do Nilo. Seu primeiro raio é para a minha face, voltada para o
Oriente. Há 5.000 anos vejo erguerem-se todos os sóis de que os
homens guardam memória."
Evoca depois a construção da maior
das pirâmides, do Faraó Quéops, há 4.500 anos.
Cem mil homens a ergueram, assentando
sabiamente três milhões de pedras, com o peso médio de duas
toneladas e meia; as mais belas dessas pedras vinham das jazidas de
Assuã, descendo o Nilo em balsas imensas. Ali desfilou uma longa
teoria de reis, as dinastias sucederam-se, os reis e os
conquistadores curvaram-se diante daquelas gigantescas sentinelas do
deserto à margem do rio sagrado. Ali esteve Heródoto. Ali surgiram
um dia os cristãos e depois os muçulmanos. “Ali, perante os
monumentos eternos, pasmaram Alexandre, o Grande, César e Napoleão;
e tudo o que fizeram foi erguer com seus passos, por instantes, um
pouco de poeira do deserto”
Mas de todos esses tronos e esses
túmulos de uma gravidade impressionante, dessa geometria da Morte e
do Eterno, o que mais importa é uma flor de graça a fragilidade: a
Rainha Nefertite. Ali foram encontradas imagens suas; a mais bela,
porém, está no museu de Berlim, onde fui vê-la com emoção há
três anos.
Dizem que é a mais linda mulher do
mundo de todos os tempos.
Talvez por isto eu esperasse ver algo
de perfeito. Vi apenas uma fina cabeça de mulher encimada por um
imenso barrete real de azul e ouro. O pescoço é fino e gracioso
como um colo de cisne ou a haste de uma flor. A linha firme do
queixo, a delicadeza da orelha, o rasgado estranho dos olhos, a boca
sensual e triste com um indefinível sorriso... Não, ela não é
perfeita.
Um dos olhos parece maior que o outro;
o nariz reto é ligeiramente achatado na ponta. O perfil esquerdo é
diferente do direito: mais expressivo, com o desenho dos músculos e
dos ossos da face magra mais em relevo. Mas são essas
irregularidades mínimas que dão uma impressionante graça humana a
essa cabeça imperial e melancólica; o que vemos não é apenas a
imagem de uma rainha de poderes divinos, é o mistério e a
fragilidade de uma linda mulher que há milhares de anos fascina os
que a contemplam.
Vendo e ouvindo o imenso espetáculo
da história daqueles monumentos eternos, uma noite no Cairo, era na
frágil Nefertite que eu pensava — mulher, flor, sonho de arte que
vive para sempre.
Rubem Braga, em Recado de primavera
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