“É
claro que aqueles que acreditam na justiça distributiva não
endossam necessariamente cada uma de suas conotações históricas. O
significado de uma ideia jamais coincide com sua genealogia. Mas
ideias tendem a ser expressas em termos que veiculam conotações
vindas de seu passado, além de, e independentemente da maneira como
são “oficialmente” definidas em cada período de suas histórias.
As ideias políticas também se prestam a muitas funções ao mesmo
tempo. As pessoas são atraídas para uma causa – um slogan,
um candidato, um partido ou um movimento – por várias diferentes
preocupações e experiências. Elas podem se tornar socialistas
porque se sentem indignadas com a condição dos pobres, mas também
podem se tornar socialistas porque lhes desagrada o consumismo que
associam ao capitalismo; ou porque são pacifistas, e os socialistas
que elas conhecem descrevem o capitalismo como uma fonte de guerras;
ou porque veem o socialismo como um aliado de movimentos que lutam
por igualdade racial e sexual ou por amor livre; ou simplesmente
porque os socialistas que conhecem lhes parecem 'modernos', ou 'esclarecidos' ou 'profundos'. De fato, o socialismo tem sido
um movimento crítico do consumismo, da guerra, da desigualdade
racial e sexual, do casamento e da cultura burguesa, em parte porque
muitos movimentos socialistas diferentes existiram, e em parte porque
os pensadores que tentaram desenvolver mais exaustivamente uma teoria
completa do socialismo argumentaram, corretamente ou não, que todas
essas causas aparentemente distintas tinham um fundo comum. Quando
uma pessoa hoje se proclama socialista, ou, conversamente, quando
ataca o socialismo ou determinadas políticas socialistas, é um erro
avaliar o que ela está
propondo com base apenas em alguma suposta doutrina essencial, alguma 'essência' do socialismo. Antes, a palavra é propriamente
utilizada para designar um aglomerado de projetos que estão
relacionados uns com os outros por aquilo que Wittgenstein denominou 'semelhança de família' e que não estão encarcerados em
nenhuma fronteira definida. Algo similar acontece com as doutrinas do
livre-comércio e com quaisquer outros movimentos políticos. As
ideias que esses movimentos sustentam estão ligadas entre si por
vias complexas, e nunca é inteiramente claro que pontos de vista
específicos constituem 'as' razões para a crença que uma dada
pessoa tem no movimento, mesmo para a própria pessoa que tem essa
crença. O socialismo 'é' a totalidade de ideias diferentes que
se acomodam mais ou menos sob essa denominação, embora algumas
delas sejam claramente mais importantes do que outras (ajudar os
pobres é mais importante que o amor livre, por exemplo). Além
disso, qualquer debate específico entre socialistas e seus oponentes
pode enfatizar mais uma questão do que outra, e em semelhantes
contextos 'socialismo' pode significar alguma coisa que é
periférica àquilo que significa em outro contexto; pode, por
exemplo, significar amor livre em alguns contextos, mesmo que algures
existam muitos socialistas que rejeitam o amor livre. De modo que os
debates efetivos nos quais as pessoas recorrem a uma determinada
doutrina política têm importância crucial para aquilo que essa
doutrina significa. (Pode-se formular um argumento wittgensteiniano
afirmando-se que o debate traz à tona o que qualquer
ideia
significa, e que todas
as
reivindicações somente ganham significado graças àquilo que, na
prática, elas excluem.) Desse modo, sem conhecer os debates
específicos nos quais tenham sido utilizados de fato, não
conhecemos nossos termos políticos.”
Samuel
Fleischacker,
in Uma breve
história da justiça distributiva
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