Em
qualquer enciclopédia da música popular brasileira, a paulistana
Rita Lee Jones (1947) tem lugar garantido em vários verbetes,
atravessando diferentes períodos da história. Esteve nos Mutantes,
que, em 1968, foi fundamental na equação da Tropicália,
participando dos festivais da canção da época e do álbum coletivo
homônimo, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Nara
Leão e do maestro Rogério Duprat.
Ainda
no fim dos anos 1960, junto ao trio que formou com os irmãos Arnaldo
e Sérgio (Dias Baptista), fez os discos fundadores de um rock
realmente brasileiro, que, décadas depois, encantou artistas
anglo-americanos como David “Talking Heads” Byrne, Kurt “Nirvana”
Cobain, Beck Hansen e Devendra Banhart.
Em
meados dos anos 1970, ejetada dos Mutantes, ela passou a liderar o
grupo Tutti Frutti e virou a principal cantora e compositora de rock
no Brasil. No fim dessa mesma década, compondo em dupla com o
marido, o guitarrista e tecladista Roberto de Carvalho (1952), Rita
Lee se reinventou outra vez, produzindo uma original mescla de rock,
pop, bolero, marchinha, disco music e bossa nova. Um estrondoso
sucesso nacional, uma de nossas primeiras popstars, abusada e
divertida, vivendo um casamento musical perfeito e de grande
fertilidade.
“Mania
de você”, lançada no álbum Rita Lee, em 1979, é um ponto
alto da perfeita simbiose da dupla. Como revelou em entrevista ao
produtor Almir Chediak publicada em seu Songbook, Rita escreveu a
canção em poucos minutos:
“A
gente tinha acabado de transar, ele pegou o violão, eu peguei um
caderninho e começamos: ‘Meu bem, você me dá água na boca…’.
A gente estava em estado de graça.”
O
país inteiro cantou e rolou junto com o casal. O disco produzido por
Guto Graça Mello, com a contribuição fundamental do tecladista e
arranjador Lincoln Olivetti, ainda lançou sucessos como “Chega
mais”, “Doce vampiro”, “Papai me empresta o carro” e
“Corre-corre”.
Muito
mais do que “a mais completa tradução” de São Paulo, como
disse Caetano, logo Rita conquistou o país de cabo a rabo com hits
como “Lança perfume”, “Caso sério”, “Banho de espuma”,
“Desculpe o auê” e “Nem luxo nem lixo”. A sua música
brasileira e cosmopolita, alegre e festeira, virou mania nacional.
Nelson Motta, in 101 canções que tocaram o Brasil
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