sábado, 16 de fevereiro de 2013

Bichos que parecem ter sido “pintados à mão” pela natureza


Os camaleões são famosos por sua habilidade de mudar de cor, apesar de nem todas as espécies serem capaz disso. Em algumas delas, a mudança de cor é usada para camuflagem, mas na maioria daz vezes é, na verdade, uma forma de comunicação. O camaleão-pantera, do norte de Madagascar, adota uma cor laranja escura quando ameaçado.

Esta espécie de vespa tem corpos brilhantes chamativos. Ela coloca seus ovos nos ninhos tubulares de uma espécie de abelhas, onde as larvas se alimentam das sobras. 

Este besouro tem escamas iridescentes, dando-lhe uma aparência metálica, brilhantemente colorida. A espécie é herbívora e uma praga agrícola comum.

A "tromba" de formato estranho deste inseto da espécie 'Laternaria ruhli' era conhecida por sua suposta capacidade de gerar luz, mas isso vem sendo questionado por novos estudos.

O brilho metálico do besouro da espécie 'Buprestidae' o torna altamente valorizado por colecionadores de insetos. Eles usam receptores supersensíveis em suas antenas para "cheirar" os restos de um incêndio - mesmo em quantidades ínfimas. Eles depositam seus ovos na madeira queimada de árvores mortas.

Os peixes dominam as águas do planeta com sua espantosa variedade de formas e comportamentos. O peixe-palhaço vive em uma relação simbiótica com a anêmona. O limo no corpo do peixe impede que as células urticantes da anêmona o machuquem.

As secreções venenosas das rãs da espécie 'Dendrobatídeos' são usadas por tribos indígenas para envenenar suas flechas para caça. A rã vive nas florestas tropicais do Brasil e da Guiana Francesa. Sua distinta coloração azul e preta a torna altamente valorizada no comércio de animais de estimação e é um aviso aos potenciais predadores de que elas não servem para alimentação.

Fonte: noticias.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário